Vou repetir a pergunta: “E se (apenas) pudesses trabalhar 4 horas por dia?
O que farias?
E mais importante: o que deixarias de fazer?
Trabalhar 4 horas por dia não é impossível
Não penses já que é impossível… Vamos supor que (por motivos de saúde) só podes mesmo trabalhar essas horas.
A receita passa por combinar dois ingredientes muito poderosos: o princípio 80/20 e a lei de Parkinson. Vamos por partes.
Princípio de Pareto 80/20
Segundo este princípio, 20% do teu esforço é que traz 80% dos teus resultados. Excelente notícia certo?
Vilfredo de Pareto, um sociólogo e economista italiano, reparou que apenas 20% das vagens que plantou é que continham 80% das ervilhas. Pensou se este princípio se podia aplicar a mais situações e descobriu que sim. E por isso é que está provado que:
- 20% dos teus produtos representam 80% das vendas.
- 20% dos esforços de marketing representam 80% dos resultados.
- 80% do teu lucro deve-se a 20% dos teus clientes
O que significa que existe muito tempo desperdiçado em tarefas que poucos resultados te vão trazer.
Lei de Parkinson
A Lei de Parkinson diz que a tarefa que tens para fazer cresce em complexidade e importância quanto mais tempo tens para a fazer.
Vamos supor que definiste na agenda 1hora para enviar o orçamento ao teu cliente. Se assim for vais mesmo ocupar esse tempo. Mas se tivesses apenas 30 minutos para o fazer (porque a seguir tens uma reunião), vais arranjar forma de o fazer nesse em apenas 30minutos.
Nós ligamos o complicómetro e com isto expandimos o trabalho, para preenchermos o tempo que temos disponível para a sua realização.
Qual o primeiro passo a dar para as 4 horas de trabalho por dia
- Identifica as poucas tarefas cruciais (20%) que mais contribuem para os teus resultados (lei de pareto)
- Agenda as mesmas com prazos mais curtos do que normalmente definirias (lei de parkinson).
Podes estar a pensar: “Ahhh isso é tudo muito giro na teoria, agora na prática…”
Ok, é justo… Vou-te dar um exemplo real.
1 exemplo real
Timothy Ferriss
Um pessoa muito perspicaz (Timothy Ferriss) e que escreveu o livro 4 horas por semana, começou o seu primeiro trabalho no departamento de vendas de uma empresa.
Percebeu que a maior parte das chamadas que fazia (das 9h às 17h) não chegavam ao dono da empresa pois passavam sempre pela secretária.
Experimentou alterar o horário em que fazia as chamadas. Passou a fazê-las antes das 9h e depois das 18h. A secretária já não estava e assim conseguia falar diretamente com o dono da empresa.
Resultados? Em 1h por dia (30 min de manhã + 30min de tarde) conseguiu duplicar os resultados. E mais importante: em muito menos tempo do que os colegas.
Os 8 desperdícios que matam o teu negócio
Por isso, sim há muitas “gorduras” e desperdícios que existem no teu negócio e que podes eliminar facilmente eliminar se os conheceres.
Deixo-te aqui um vídeo onde te explico quais os 8 desperdícios que apenas te estão a consumir energia e que matam o teu negócio aos poucos.
#7 Slow Business – Os 8 desperdícios que matam o teu negócio
É possível ter Mais Impacto com Menos Esforço
Exato. É possível mais com menos.
E não. Não é preciso um novo software. Não são necessárias técnicas avançadas de gestão. Muitas vezes o mais simples torna-se o superpoder.
Depois a próxima preocupação passa a ser: “o que fazer com o resto do tempo que me sobra, Ângela?” Ficarei muito feliz quando chegares a este nível…
Até breve, eterno aprendiz.
Ângela Silva