Como é que as metodologias kaizen te vão ajudar na melhoria contínua do teu negócio, de uma forma gradual e mais equilibrada?
E assim conseguires fazer evoluir o teu negócio e (também) teres vida própria (neste mundo frenético)?
Vou responder a tudo, mas para isso tenho de te contar a história de um empreendedor que não tinha Liberdade. É devido a ele, que hoje que podemos ter, a Liberdade que sempre idealizamos (quando decidimos criar o nosso negócio).
“Era uma vez, um empreendedor filho de um carpinteiro que tinha o sonho de construir carros. E conseguiu… Mas… a altura era péssima. Depois de uma 2ª guerra mundial e uma recessão económica, ele e o país foram obrigados a valorizar cada grão de arroz. Não podia haver qualquer tipo de desperdício e por isso ele foi obrigado a repensar a forma como produzia carros.
Afinal de contas, não podia haver desperdícios de peças paradas à espera de serem utilizadas. Ou defeitos apenas detectados e corrigidos no final da linha de produção e não no início. Ou dar-se ao luxo de parar a linha de produção para grandes intervenções ou produzir carros sem ter encomendas.
O foco na eliminação de desperdícios (através de pequenas melhorias) era tal, que o levou a criar princípios e metodologias que o levaram a superar o gigante de mercado.
Este empreendedor visionário e também eterno aprendiz, chamava-se Kiichiro Toyoda e foi ele que influenciou o seu pai, Sakichi Toyoda, a criar a Toyota.”
O que é Kaizen?
E assim nasce a filosofia Kaizen, na indústria automóvel, que pretende ajudar a mudar (kai) para melhor (Zen).
A filosofia Kaizen é uma abordagem de melhoria contínua dos resultados do negócio de uma forma gradual e constante. Tudo através de pequenos passos.
Hoje melhor do que ontem, é o lema!
Também costumo dizer que “uma melhoria por dia, não sabes o bem que te fazia”. E se ainda tens dúvidas, podemos agradecer a James Clear e à matemática, que nos mostram que 1% de melhoria por dia, representa 37% de melhoria no final de 1 ano.
Uau, agora imagina crescer o teu negócio ou melhorar a tua qualidade em 37%, só porque melhoraste 1% de cada vez. Nada mau certo?
Qual o objetivo das metodologias Kaizen?
Sim, na filosofia Kaizen são os pequenos (mas poderosos passos) que te vão trazer os grandes resultados, tal como aconteceu com a Toyota, que superou o gigante do mercado (GM – General Motors).
O foco destas metodologias kaizen é eliminar desperdícios! Mas… Envolvendo todas as pessoas, todos os dias em todas as áreas!
Tudo através de pequenas melhorias e que requerem pouco investimento. Afinal de contas, não havia dinheiro lembras-te? Por isso é que, papel e caneta sempre foram recursos muito poderosos na jornada kaizen.
Esta nova forma de trabalhar vai-te ajudar a ter um estilo de gestão saudável em vez da dieta mágica de verão (que acaba por não funcionar).
Percebes agora melhor, quando te digo que “Estás a trabalhar mais do que precisas e a viver menos do que mereces”??? É que não fazes ideia, dos desperdícios que estes olhos já viram e ajudaram a eliminar em mais de uma década.
Os 8 tipos desperdícios que matam (lentamente) o teu negócio
A verdade é que neste mundo frenético dos negócios modernos, houve (de facto) uma evolução enorme em termos tecnológicos, que trouxeram muitas facilidades, muita rapidez, mas… também muitos excessos.
Hoje em dia é fácil nos queixarmos:
- dos e-mails em excesso (que deviam ter sido um telefonema)
- da informação em excesso (que depois ninguém analisa e tira partido dela)
- de erros excessivos e repetitivos (que levam à necessidade de refazer o que já foi feito)
- de stock de produtos em excesso (parados e esquecidos a um “canto”)
- do desaproveitamento do talento de cada ser humano (o que justifica o aumento do turnover nos negócios)
- …
Enfim, existem tantos excessos que se tornam desperdícios gritantes e que lentamente podem matar o teu negócio. Por isso, fica já a conhecer os 8 tipos de desperdícios que existem:
- Sobreprodução (estás a produzir mais do que o cliente te pede – excesso de produtos/serviços)
- Recursos parados (pessoas, materiais ou equipamentos)
- Stock inadequado (níveis elevados ou baixos de materiais ou de informação)
- Erros/Defeitos (resultando numa perda ou em retrabalho)
- Transporte desnecessário (de material ou informação)
- Movimentação excessiva de pessoas (layouts inadequados)
- Processos complexos (excesso de fases ou tarefas implicando esforços desnecessários)
- Talento desaproveitado (pessoas com competências não utilizadas ou mal aproveitadas)
E se quiseres aprofundar, podes ver este episódio do meu podcast onde te falo mais sobre este tema.
#7 Slow Business – Os 8 desperdícios que matam o teu negócio
Exemplos de Metodologias Kaizen
E foi para acrescentar valor ao teu negócio e para eliminar os desperdícios do negócio, que nasceram as metodologias Kaizen.
Sim, inicialmente muito aplicadas na indústria, mas depois alargadas a todos os setores de atividade, devido aos seus excelentes resultados. Existem dezenas delas, mas deixo-te aqui algumas:
- Kanban: metodologia que ajuda a planear (apenas) o que é necessário: materiais e/ou informação (nem mais, nem menos!);
Diagrama de Ishikawa: metodologia usada para explorar as relações causa-efeito de um problema específico;
- 5W (5 Porquês): metodologia interativa para ajudar a encontrar a origem de um problema recorrente;
- Hoshin Kanri: metodologia que ajuda no desdobramento da estratégia em toda a organização (envolvendo TODAS as pessoas);
- VSM (Value Stream Mapping): metodologia usada para mapear os fluxos de materiais/informação de modo a reduzir os desperdícios em cada fase do processo.
O poder da simplicidade – 3 exemplos práticos
E agora vou mostrar-te, em mais detalhe, 3 metodologias, que me pouparam além de dias de trabalho, muitas dores de cabeça num mundo de trabalho acelerado e super exigente. O mais simples torna-se mesmo o mais poderoso.
Exemplo 1 – Metodologia A3 Report
Queres gerir projetos com 1 única folha e poupar horas no alinhamento da equipa e preparação de slides? Conhece o A3 Report.
Como gestora de projetos, posso dizer-te que poupei muitas falhas de comunicação entre a equipa e dias de trabalho com o A3 Report. Não fazia 30 slides para apresentar ao board de administração o estado do projeto (de milhões de euros). Apenas levava esta simples e eficaz folha em A3.
Está lá toda a informação que é essencial (equipa, estado inicial, oportunidades, situação final pretendida, objetivos a alcançar, cronograma, custos-benefícios e lições aprendidas).
Uau! E é desta forma simples, direta e focada no essencial que se ganham anos de vida. Que te vou conseguir ajudar a trabalhar menos e a conseguires concretizar o sonho de fazer uma viagem numa autocaravana.
Exemplo 2 – Metodologia 5S’s
Pareces uma barata tonta à daquele material ou daquela informação? Então vais adorar conhecer a metodologia dos 5S’s. Ela vai-te ajudar a organizar o teu local de trabalho, seja ele físico e/ou digital.
Esta metodologia tem como foco a eliminação de desperdícios de andar à procura de algo. Ela está estruturada em 5 passos e o lema é: “Um local para cada coisa, cada coisa no seu local”.
- 1º: SEIRI: Triagem
- 2º SEITON: Arrumação
- 3º SEISO: Limpeza
- 4º SEIKETSU: Normalização
- 5º SHITSUKE: Disciplina
Espero que as imagens abaixo te ajudem a perceber o quanto é tão fácil desperdiçarmos tempo à procura de daquele relatório ou de um simples agrafador.
E é assim que vais deixar de desperdiçar tempo e conseguir cumprir o teu sonho de criança de aprender a tocar guitarra.
Exemplo 3 – Metodologia Ciclo de PDCA
Gostavas de ter algo simples que te ajudasse a planear as melhorias de forma eficaz e não em cima do joelho? Então conhece o ciclo de PDCA e deslumbra-te com a sua simplicidade.
Ele é composto por 4 fases:
- 1ª fase: P (Planear)
- 2ª fase: D (Executar)
- 3ª fase: C (Verificar)
- 4ª fase: A (Atuar)
Como sempre trabalhei em equipas isto tornava-se fulcral. Todas as pessoas sabiam quais as ações da sua responsabilidade e assumiam datas para as implementar e verificar se funcionaram.
Imagina o poder de rever as ações de melhoria em aberto, em todas as reuniões de equipa! Estás a trabalhar no 1% de cada vez. Esta rotina torna-se tão fácil e simples de implementar que, ao longo do tempo, nem dás conta e estás a transformar completamente o teu negócio.
Diversos e Variados Benefícios da aplicação destas metodologias
Sim, com a aplicação destas metodologias ao teu negócio, terás diversos e variados benefícios como por exemplo:
- Melhorias na qualidade
- Redução de custos
- Aumento da satisfação do cliente
- Aumento da eficácia e da eficiência
- Melhoria da comunicação e motivação da equipa
E tudo isto, dando apenas um passo de cada vez!
Oh Ângela, mas afinal, qual a ligação entre Kaizen e o Slow Business que tanto falas?
Excelente pergunta, eterno aprendiz!
As metodologias Kaizen e o Slow Business têm em comum a busca (incessante) pela melhoria contínua e o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais equilibrado e consciente.
Relembrando e resumindo, o Kaizen é uma filosofia que tem como objetivo melhorar continuamente os processos e as práticas de um negócio através de pequenas mudanças incrementais, certo? Ele reforça e destaca a importância de envolver todas as pessoas na busca incessante por melhorias e na eliminação de desperdícios. “Hoje melhor do que ontem” é o lema.
Por outro lado, o Slow Business incentiva uma abordagem mais equilibrada, consciente e sustentável para os negócios, num mundo frenético e em constante evolução. O objetivo é equilibrar as necessidades financeiras com o bem-estar de todos os envolvidos (líder da equipa, equipa, clientes, fornecedores, sociedade,…).
Ao combinar as metodologias Kaizen e o Slow Business, procura-se criar um ambiente de trabalho onde a melhoria contínua seja realizada de forma gradual e consciente. Sim, a eficiência e a qualidade são importantes, mas também o bem-estar da equipa e a sustentabilidade do negócio.
E agora sim, percebes melhor porque é que o Kaizen é um dos meus pilares do meu negócio e como é que te vai ajudar a ter um maior equilíbrio entre o tempo que dedicas ao teu negócio e o tempo que tens para ti.
3 formas de aplicares a filosofia Kaizen e o Slow business à tua vida (profissional e pessoal)
Por isso, partilho contigo o conhecimento que adquiri ao longo de mais de uma década e que me ajuda a mim e a quem tem um negócio para gerir, a ter (também) vida própria.
E é assim que crio 3 formas diferentes para te facilitar este caminho: o livro A Arte de Gerir o Teu Negócio, o meu curso 100% online ou a minha mentoria individual (onde terás a minha atenção, totalmente dedicada a ti).
Boa viagem, eterno aprendiz…
Sim, são estas metodologias que me ajudam a trabalhar cerca de 4horas por dia, e a…
- ter tempo para estar com a pipoca e o meu mais que tudo
- fazer Krav Maga (sonho de criança)
- tocar saxofone (“não vou morrer sem saber tocar um instrumento musical” – disse eu num iluminado dia)
São elas que me ajudam a viver a filosofia do Slow Living e a perceber que a vida é muito mais do que muito trabalho.
Bem sei que esta é a minha história, mas estou aqui para te ajudar a construir a tua.
Obrigada Kiichiro Toyoda! A tua falta de liberdade, ajudou-nos a ter mais Liberdade para vivermos a vida que queremos.
Desejo-te uma boa viagem, eterno aprendiz!
Ângela Silva – Mentora de Slow Business