Se quiseres ser mais eficaz na tua comunicação: trata os outros como querem ser tratados

Este conhecimento vai-te permitir compreender melhor os teus clientes, colegas, equipa, família e amigos. Preparado(a)? 

Concordas que somos todos diferentes? Que cada um de nós é um ser único e especial? Se sim, vamos continuar. 

Se temos a noção de que somos todos diferentes, porque falamos com os outros como se fossem iguais a nós? Porque ficamos espantados/chateados pelos comportamentos dos outros? Ou porque ficamos aborrecidos e achamos que ninguém nos compreende? 

Porque, de facto, somos todos diferentes. Todos temos perfis comportamentais diferentes. Por isso é que:

– um colega teu fica impaciente quando começam a fugir do tema da reunião. 

– o teu tio é sempre a alma da festa com a sua energia positiva e contagiante.

– o teu amigo precisa de mais tempo para tomar uma decisão do que tu. 

– um membro da tua equipa precisa de informações muito detalhadas sobre o que é pretendido num determinado projeto. 

A verdade é que todos temos perfis distintos. E nenhum perfil é melhor do que outro. Apenas é… Diferente.

Por isso pergunto-te: Como é que tratas os outros? Podes responder: 

Trato os outros como gostaria de ser tratado”.

Exato! Também sempre ouvi dizer isso. Mas gostava de te desafiar a pensar de outra forma.  

A tratar os outros como querem ser tratados.

Continuando com mais exemplos, certamente conheces pessoas que são mais extrovertidas do que outras certo? 

Existem umas que são sempre as primeiras a falar na formação. 

Outras, estão sempre disponíveis para ajudar os outros. 

E outras, precisam de muita investigação antes de tomar uma decisão.

Todos nós temos comportamentos diferentes e nos motivamos de forma diferente.

 E até perante a mesma situação (ir almoçar fora), podem existir reações diferentes. Imagina um almoço entre colegas, decidido à ultima da hora.

 Pode haver um deles que entretanto já se aborreceu com a conversa e “já está no carro à espera de todos”. Outro que continua “a conversar com os restantes para decidirem onde vão e o que vão comer”. Outro diz que “por ele come qualquer coisa” e outro que está a analisar “o melhor caminho para lá chegarem”. 

Se te identificaste com algo na história, vai-te ser mais fácil perceber que existem diferentes perfis comportamentais. A metodologia que explora estes diferentes perfis chama-se DISC. 

Os 4 perfis comportamentais são:

Decisor, Influente, Sereno e Cauteloso.

Algumas notas importantes:

  • Nenhum perfil é melhor do que o outro. 
  • Todos temos um pouco de cada perfil 
  • Existe um perfil que é mais dominante em cada um de nós. 

Vê se consegues identificar qual o teu perfil dominante. 

             Decisor (D): são pessoas muito competitivas, inovadoras, aventureiras, orientadas para  resultados, adoram um bom desafio e gostam de arriscar. Têm a necessidade de dirigir e desejam ganhar. Gostam de mudanças e tomam decisões de forma rápida. Querem saber o que é para fazer.

             Influente (I): São pessoas entusiastas, faladoras, com mente aberta, sociáveis, inspiradoras,    eternas otimistas, seguras e populares. Têm a necessidade de interagir com os outros e desejam que gostem dele. Gostam de mudanças e tomam decisões de forma rápida. Querem saber com quem o vão fazer.

             Sereno (S): são pessoas muito amigáveis, compreensíveis, sistemáticas, pacientes e estão sempre prontas a ajudar o outro. Têm a necessidade de ajudar e desejam relações de longo prazo. Não gostam de mudanças e tomam decisões de forma lenta. Querem saber como e com quem o vão fazer.

             Cumpridor (C): São pessoas cumpridoras, rigorosas, diplomáticas e gostam de analisar tudo  antes de tomar uma decisão. Têm a necessidade de procedimentos e desejam a perfeição. Não gostam de mudanças e tomam decisões de forma lenta. Querem saber como o vão fazer.

Conseguiste identificar qual é o teu perfil mais dominante? E se conseguisses identificar o perfil mais dominante de cada elemento da tua equipa? E dos teus clientes? Conseguirias comunicar e motivar de uma forma mais eficaz certo? 

Por isso se estiveres perante:

  • um cliente com um perfil Decisor: não vale a pena “enrolar o croquete”. Ele gosta que se vá direto ao ponto e que não se divague.
  • um elemento da equipa Sereno: não adianta pressionar para que ele dê uma data naquele momento. Ele precisa de tempo para pensar antes de dar uma resposta. 
  • um colega que tem um perfil Cauteloso: não estejas sempre a interrompê-lo. Ele precisa de um ambiente com pouco ruido e tranquilo para conseguir realizar as tarefas com a qualidade que ele pretende. 
  • um amigo com um perfil Influente: não faças um planeamento da viagem, que vão fazer em conjunto, de forma precisa e detalhada. Deixa espaço para o improviso.

Talvez agora percebas melhor, o quão ineficaz pode ser, falares para um Sereno como se fosse igual a ti, um Influente

E aplicar este conhecimento em nada muda a tua essência, a tua personalidade. Apenas te torna mais empático para dizeres o que tens a dizer, da melhor forma possível (dependendo de quem tens à tua frente). 

Tal como se costuma dizer: “não importa o que dizes mas a forma como o dizes”. Por isso, se decidiste começar a tratar os outros como gostariam de ser tratados, parabéns! Hajam mais pessoas como tu…

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