Não é o dinheiro (que te vai ajudar) a captar e a reter talento no teu negócio

Estudos mostram que a principal causa da saída das pessoas de uma empresa, não é o dinheiro!!! Em primeiro lugar, está o mau relacionamento com a chefia. Em segundo lugar, encontra-se o mau ambiente com os colegas. E apenas em terceiro lugar está o salário. 

O que prova, que motivações materiais, chamadas de motivações extrínsecas (salário, prémios ou outros), são valorizados no curto prazo mas, não funcionam no longo prazo. Isto acontece porque acabamos sempre por querer mais e mais. 

O que nos pode levar a refletir sobre “o que realmente motiva as pessoas?”. 

E a verdade é que são as motivações intrínsecas que o ser humano mais valoriza e que funcionam no longo prazo. Coisas tão simples de compreender e, por vezes, tão difíceis de aplicar como: escutar sem interromper, respeitar o outro, dar feedback, valorizar, reconhecer, entre outras. 

Depois de muitos anos em cargos de liderança e muita leitura sobre o comportamento humano cheguei a uma conclusão. De que existem três fatores chave que contribuem para uma motivação intrínseca duradoura: os 3 mento. Envolvimento, reconhecimento e desenvolvimento. 

Envolvimento das pessoas certas no momento certo. Significa que vais ter em consideração, vais escutar e respeitar as ideias dos outros. Sem interromper, sem criticar e sem julgar. 

Reconhecimento das pequenas e grandes conquistas. Significa que vais celebrar as grandes e as pequenas vitórias identificando, agradecendo e valorizando cada elemento da equipa. 

Desenvolvimento de competências humanas e técnicas. Significa que vais dar feedback de forma contínua e construtiva. Significa também que vais investir em desenvolver as competências humanas e técnicas da tua equipa. 

Isto não significa que um aumento salarial, uma viagem ou um dia de férias extra não seja valorizado. Podes é refletir e colocar na balança a forma como estás a motivar as tuas pessoas: de forma extrínseca e/ou intrínseca?

Partilha este artigo: